Ecoponto – Reciclar para o futuro

postado em: 19 fev 2019
Compartilhar
Facebook

Criada em 2010, com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos direcionada para aterros e lixões, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tem oferecido diretrizes para que o Brasil possa adequar as ações do presente em busca de um futuro sustentável. Em nove anos de existência, política ainda não decolou completamente por esbarrar em muitos obstáculos. Entretanto, como a lei prevê que fabricantes, importadores, distribuidores/comerciantes e consumidores têm responsabilidade sobre o lixo gerado, da produção ao descarte, as ações, mesmo que isoladamente, estão sendo executadas por todo o país.

Por ser signatária e integrar o Acordo Setorial de Embalagens da PNRS (assinado em 2015 entre associações e o Ministério do Meio Ambiente, serve de modelo para a implantação de Logística Reversa como um todo), a Hiperroll Embalagens trabalha para otimizar seu papel em relação ao trabalho de reciclagem das sacolas plásticas. Além de campanhas educativas e estreitamento de parcerias com profissionais ligados à coleta seletiva, a empresa montou um ECOPONTO na entrada da fábrica, em Juiz de Fora.

Ecoponto instalado próximo à guarita de identificação

A proposta do Ecoponto é recolher sacolas limpas e secas para reciclagem, trabalho feito dentro da própria HR pelo processo de extrusão e que tem capacidade de processar 40 toneladas de material/mês. Desde sua implantação, este trabalho é desenvolvido pela empresa, de forma modesta, em função de sua capacidade de transformação. Entretanto, desde que assumiu compromisso junto à PNRS, a HR vem Investindo em pessoal capacitado e maquinário para ampliar sua capacidade de reaproveitamento/reciclagem de sacolas plásticas e, desta forma, fortalecer sua responsabilidade socioambiental junto à sociedade.

Estatísticas de vários órgãos mostram que um bilhão e meio de sacolas plásticas são consumidas no mundo por dia e costumam, geralmente, ser descartadas de maneira incorreta. Dentro deste panorama, ações educativas, de conscientização, de mudança de comportamento e conceitos são extremamente importantes porque, além de concretizar as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, formatam sociedades e cidadãos mais engajados e conscientes.

Entendo o processo

As sacolas são recolhidas em ecopontos e, após uma minuciosa triagem, são misturadas e embaladas em fardos. Após este processo, vão para uma máquina aglutinadora que os aquece e mistura em água. Desta máquina saem grãos (aglutinados) que posteriormente são fundidos e transformados em tiras, que, por sua vez, passam por outra máquina que as corta, resfria e transforma novamente em grãos mais consistentes ( que retornam ao processo de produção de novas embalagens plásticas). Apesar de ser um processo simples, a reciclagem de sacolas plásticas demanda um alto volume do produto para ser viável economicamente e que precisa estar limpo e seco para que o processo seja eficiente.

Compartilhar
Facebook

Voltar
Tradução »
Visitantes:
Hit Counter provided by shuttle service from lax

2018 Hiperroll Embalagens. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Misto Quente Comunicação