Projeto “Cidadão Consciente” ganha ruas de Juiz de Fora e região

postado em: 27 jun 2019

Após dois anos de estudos, a Hiperroll Embalagens inicia a implantação do projeto “Cidadão Consciente que visa a mobilização da população para o descarte correto das sacolas plásticas, utilizadas no dia a dia, além da conscientização sobre a importância da reciclagem para o bem-estar social e ambiental. A proposta é coletar sacolas plásticas limpas e secas que vão alimentar o depósito de aparas da empresa e, consequentemente,  ampliar a reciclagem. Todas as sacolas coletadas nas campanhas do projeto Cidadão Consciente retornam ao processo de produção da Hiperroll que atualmente já recicla todo o lixo gerado na fábrica em seus processos de produção.

As negociações em busca de parceiros para implantação do projeto tiveram início em meados de 2018 e os frutos começaram a despontar este ano. O start foi dado com a parceria com o shopping Jardim Norte, em Juiz de Fora, onde uma loja foi disponibilizada para o desenvolvimento da ação junto aos consumidores. A proposta é de que a campanha se inicie em julho, reforçando o compromisso da Hiperroll com a política de preservação ambiental e sua responsabilidade com o processo eficiente e sustentável de produção de sacolas plásticas flexíveis.

Além do shopping, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através de sua Diretoria de Imagem Institucional, também aderiu ao projeto autorizando a instalação de um coletor no campus e integrou o projeto ao UFJF na Praça, evento realizado de 24 a 28 de junho, no centro de Juiz de Fora, que foi uma grande sala de aula a céu aberto, reunindo mais de 250 projetos nas diferentes áreas do conhecimento produzidos na instituição (pesquisa, manifestações culturais, artísticas e exposições de projetos de ensino e extensão). Cerca de 500 atividades desenvolvidas por alunos, professores e técnico-administrativos em educação (TAEs) foram apresentadas à população. Entre eles, o Cidadão Consciente.

E as parcerias não param. A Hiperroll integrou as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia cinco de junho, que contou com a participação de várias entidades: Instituto Estadual de Floresta (IEF), Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Juiz de Fora, AMAJF, polícia ambiental. Após esta ação, a empresa obteve autorização para instalação de um ecoponto no Parque da Lajinha, ampliando a área de coleta de sacolas plásticas.

Outro apoio relevante é a incorporação do projeto às ações sustentáveis que estão sendo desenvolvidas para o rally de regularidade Ibitipoca Off Road, que este ano completa 30 anos, e será realizado nos dia 3 e 4 de agosto. Integra a Gincana Ecológica promovida entre as escolas das redes estadual e municipal de Lima Duarte (MG) e do evento IOR Sustentável. O trabalho teve início em maio com a promoção de palestras educativas, em parceria com empresa e-Ambiental Lixo Eletrônico, nas escolas municipais de Pedro Paz e Bias Fortes e na estadual Adalgisa de Paula Duque.

Projetos futuros

Reunião em Belmiro Braga para discutir ações para implantação do projeto Cidadão Consciente

Na trilha do dito popular “Uma andorinha sozinha não faz verão”, a Hiperroll Embalagens fechou compromisso com escolas e a secretaria de Meio Ambiente da cidade mineira de Belmiro Braga para realização de ações educativas, lúdicas, oficinas de artesanato reciclado e de impacto sustentável (limpeza e plantio de mudas em áreas degradadas). As atividades serão realizadas de agosto a dezembro de 2019.

E em setembro, durante as festividades da Semana da Árvore, no parque da Lajinha, em Juiz de Fora, a empresa estará presente no evento “Ibitipoca Off Road Sustentável” que prevê o plantio de 60 mudas de mata nativa no Bosque IOR e várias atividades como palestras sobre meio ambiente, oficinas de artesanato, contadores de histórias, brincadeiras.

 


Voltar
Tradução »
Visitantes:
Hit Counter provided by shuttle service from lax

Hiperroll Embalagens. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Misto Quente Comunicação