top of page

Como acondicionar o lixo, sacolas plásticas ou sacos para lixo?



Muita gente que utiliza as sacolinhas de supermercado no descarte de lixo se pergunta o que vai fazer quando optar por sacolas retornáveis ou caixas para carregar as compras do supermercado. Se alguém sugere a compra de sacos para lixo, imediatamente surge o questionamento: qual a diferença?

Apesar de ambos serem produzidos a partir da mesma matéria-prima, existem diferenças entre os dois. A sacolinha tem como principal função acondicionar os produtos adquiridos no supermercado ou quaisquer outras peças e objetos sendo também, utilizáveis e recicláveis. Já os sacos para lixo são próprios para o acondicionamento de resíduos descartáveis, sejam eles recicláveis ou orgânicos e o diferencial entre os dois está na solda do fundo devido ao sistema ESTRELA que garante maior resistência dos sacos para lixo permitindo um transporte mais seguro dos resíduos.

Um ponto muito importante a se considerar é o comportamento do consumidor que tem como pratica cultural no Brasil utilizar as sacolas para acondicionar lixo. Este comportamento é algo agravante e muito poluidor para o meio ambiente. Quando se utiliza os sacos para lixo acima de tudo fazendo a separação adequada dos seus resíduos a população mesmo sem saber movimenta a ECONOMIA CIRCULAR começando pelos catadores de recicláveis por meio de suas associações que reaproveitam todo material descartado inclusive o próprio saco para lixo, ou seja, neste processo nada se perde.

A utilização dos sacos para lixo ajuda também no processo de coleta do lixo urbano, pois melhor que as sacolas eles comportam um volume maior de resíduos, não vazam, não rasgam com facilidade otimizando assim inclusive o trabalho dos garis. Optar pelo uso de sacos para lixo é muito mais sustentável, movimenta a economia, contribui com o trabalho dos catadores e ajuda na preservação do meio ambiente. Caso concorde com nossa colocação saiba que mudar é simples e fácil basta repensar seu hábitos.


bottom of page