Juiz de Fora adere ao Projeto Cidadão Consciente

postado em: 04 out 2019

Vanessa Silveira instruindo a sociedade sobre a finalidade do projeto Cidadão Consciente e o descarte correto de sacolas plásticas.

O projeto Cidadão Consciente, estruturado pela Hiperroll Embalagens com o objetivo de estimular o descarte correto das sacolas plásticas (usadas por supermercados, padarias, mercearias e o comércio em geral) e otimizar a geração de renda entre profissionais liberais, como os artesãos, está ganhando espaço em Juiz de Fora e região.

Após o projeto experimental desenvolvido no shopping Jardim Norte, em julho deste ano, e integrar o cronograma de ações de eventos como as comemorações pelo Dia mundial do Meio Ambiente, o Ibitipoca Off Road e a criação do Bosque IOR no Parque da Lajinha, o Cidadão Consciente conquistou os juiz-foranos e estará presente na 7ª Corrida Solidária da Ascomcer (programada para 27 de outubro) e em ações em parceria com o Museu Mariano Procópio. Em ambos os eventos, haverá coleta de sacolas plásticas limpas e secas, oficinas de artesanato e roda de conversa sobre reciclagem, participação social na preservação do meio ambiente e educação ambiental.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Luiz Cláudio Pinto (ao centro) com a equipe do projeto Cidadão Consciente nas comemorações pelo Dia da Árvore, no Parque da Lajinha

A proposta do projeto é a de sempre estimular o descarte correto das sacolas plásticas e ainda apresentar à população soluções inteligentes de reaproveitamento do material, através do artesanato, de forma a contribuir para a geração de renda entre profissionais e instituições. Em apenas dois meses, o Cidadão Consciente vem promovendo mudanças de comportamento. Nos coletores instalados em Juiz de Fora, unidade dos Supermercados BH e Parque da Lajinha, o volume de sacolas plásticas coletadas vem crescendo exponencialmente, revelando que a população está sensibilizada em relação aos prejuízos que o consumo exagerado e o descarte incorreto provocam no meio ambiente. “No início, encontrávamos muito lixo nas caixas coletoras. Entretanto, a cada evento, percebemos que o conceito “descarte correto” está sendo assimilado por toda a cidade e a diminuição do lixo nos coletores é real”, frisa Vanessa Silveira, coordenadora do projeto..

A artesã Hesione Tavares em ação no evento IOR Sustentável, no Parque da lajinha

Gincanas, palestras e participação em eventos são algumas das ações presentes no cronograma do projeto que estuda, para 2020, a realização de oficinas de artesanato na sede da empresa. As oficinas serão ministradas pela artesã parceira do projeto, Hesione Tavares, uma vez por mês, com inscrições gratuitas

 

 


Voltar
Tradução »
Visitantes:
Hit Counter provided by shuttle service from lax

Hiperroll Embalagens. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Misto Quente Comunicação